Coordenador : Gilmar Rocha
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390146.2199.60348.24022023
Departamento/Setor: RAE
Área Temática : Cultura
Tipo: Cursos
Publico Alvo : O quantitativo de publico se refere ao total de publico atendido tanto pelo curso quanto pela reflexão sobre creditação da extensão no curriculo do curso de Produção Cultural da UFF. O curso atenderá docentes da rede pública de Rio das Ostras e da rede pública de Macaé e envolverá também graduandos da UFF, majoritariamente do curso de Produção Cultural. A discussão da creditação da extensão envolverá o conjunto de docentes da UFF do Departamento de Artes e Estudos Culturais e discentes do Curso de Produção Cultural em Rio das Ostras. Na etapa da reflexão da creditação e do processo de criação do Laboratório objetivamos trazer convidados externos de diversas outras instituições para relatar suas experiencias.
Objetivo
Geral: Ampliar e aprofundar, do ponto de vista teórico e prático, as reflexões e ações em torno da diversidade cultural e suas relações com o campo das artes e da educação Específicos: 1.- Analisar a política cultural em torno da questão da diversidade, em seus diversos aspectos, em especial, seus impactos territoriais; 2. Explorar as correlações entre cultura, artes e educação para se pensar a questão da diversidade, da diferença e da desigualdade; 3. Desenvolver projetos com equipe heterogêneas (profissionais da rede municipal de ensino e graduandos da UFF) que contemplem ações e/ou produtos sobre diversidade cultural do ponto de vista das artes e da educação; 4. Analisar, a partir das experiências dos cursos oferecidos, uma proposta para implementação da creditação da carga horária de extensão na matriz curricular do curso de Produção Cultural da UFF Rio das Ostras; 5. Promover a troca de experiências e socialização dos projetos e seus resultados para avaliação da experiência por meio de lives, relatórios, artigos e outras iniciativas. 6. Iniciar processo de criação e implementação do Laboratório de Projetos e Produtos Pedagógicos Digitais.
Resumo
O projeto Artes, diversidade cultural e educação tem formato de um curso de extensão de formação continuada, ofertado a educadores de Rio das Ostras e Macaé e que inclui na turma graduandos de Produção Cultural. O curso tem carga horária de 90 horas, sendo 45 h remoto em atividade sincrona, dedicadas ao desenvolvimento teórico-metodológico do eixo conceitual do curso (diversidade cultural e arte-educação) e à supervisão dos projetos/ produtos a serem desenvolvidos ao longo do curso. As outras 45 h, são dedicadas as atividades práticas desenvolvidas remotamente em grupos heterogêneos, e que são voltadas a elaboração de projetos de produtos de apoio didático, em formato digital, com ênfase em aspectos próprios das escolas da região e cujos temas partem de suas questões. Tais projetos são norteados pelos conceitos da diversidade cultural e da arte-educação. Com a experiencia acumulada desde 2019, a proposta tem ainda um duplo objetivo: de um lado, somar como projeto piloto para creditação da extensão no curriculo de Produção Cultural da UFF Rio das Ostras; do outro lado, dar inicio ao processo de constituição do Laboratório de Projetos e Produtos Pedagógicos Digitais.